O professor Joel Tauchen representou o Colégio Frederico Jorge Logemann no Encontro Nacional de Geógrafos, que ocorreu de 21 a 26 de julho em João Pessoa – Paraíba no campus da Universidade Federal da Paraíba. Aproximadamente 2.500 pessoas, entre Geógrafos e estudantes de geografia de todo o Brasil fizeram parte da efervescência acadêmica. Mais de 1.300 projetos foram apresentados, 15 palestras com autoridades mundiais da área geográfica, mini cursos e espaços de diálogos, tudo isso, procurando discutir a ciência geográfica e a organização da sociedade, numa relação com a natureza, tentando evitar o aumento dos problemas ambientais como os que já existem.

O evento permitiu aos participantes, acompanhar as produções realizadas nos mais diferentes recantos do Brasil e verificar a criatividade e a diversidade da geografia brasileira.
Os participantes tiveram oportunidade de debater temas como natureza e sociedade, espaço e política, ensino de geografia e geotecnologias na análise geográfica.

Com o tema "Por uma geografia nova na construção do Brasil", o encontro atraiu também a classe docente de vários estados.